Skip to main content

Variedade é o que define a maior ilha grega, em um aspecto geral. Sendo assim, não poderia ser diferente quanto aos tipos de praias. Sejam elas com areia fina, rochas fora e dentro da água, exóticas, badaladas ou mesmo, as mais isoladas que nos deixam totalmente relaxados, ouvindo apenas o barulho do vento e das ondas do mar. Realmente, as praias em Creta são para todos os gostos.

P1080466 Plaka Crete

Praia em Plaka, com pedras fora e dentro da água

Já que, são centenas e centenas de opções, vamos inciar pelas duas clássicas: Balos e Elafonisi, ambas na região de Chania, em áreas de proteção ambiental. Lindas e com estilos diferenciados, causam uma dúvida para muitos visitantes que possuem apenas um dia disponível e precisam escolher entre elas.

Balos cujo o acesso fica mais prático com embarcações, possui águas rasas em tons turquesas, nos dando a impressão de estarmos em uma enorme lagoa. Esse passeio fica melhor se realizado com embarcação e pode ter cerca de 7 horas de duração. Enquanto o trajeto para Elafonisi, pode ser pela autoestrada, aproximadamente uma hora a partir de Chania e dessa forma, você terá mais tempo para curtir a praia que é extensa, com areia fina, água cristalina e em indescritíveis tonalidades de azul.

Elafonisi Creta @agreciadoseujeitoviagens (2)

Elafonisi é sem dúvida, o sinônimo do paraíso

Já a praia de Preveli, na região do Rethymno, é cercada por um rochedo, tem palmeiras e um rio que deságua no mar, cenário utilizado em campanhas nacionais de publicidade. A melhor forma de acesso é com embarcações, caso contrário, percorerrá uma estrada carroçal bastante íngreme. Mas a vantagem, é que poderá conhecer o histórico Mosteiro de Preveli (Moni Preveli), influente durante a Segunda Guerra Mundial.

Bali no percurso entre a cidade do Rethymno e Heraklion, está se destacando entre os gregos e turistas. Pois lá, há o privilégio de aproveitar as enseadas que “escondem” praias de águas límpidas e ainda apreciar uma vista impressionante para as montanhas. Também tem praia com brinquedos aquáticos, para fazer a alegria da criançada.

P1070772 @agreciadoseujeitoviagens Bali Crete

Cenário típico de Creta, juntando praias e montanhas

Indo para o sul, Mátala, na região de Heraklion, ficou famosa pelas cavernas que na década de 60 serviram de abrigo aos hippies de vários lugares do mundo e tem consolidado um festival que concentra turistas e moradores de toda a ilha, o Matala Beach Festival, que é promovido em junho. Se você gosta de arqueologia, acrescente uma visita ao sítio arqueológico de Phaistos.

Com cenário tropical, Vai, combina com uma estada em Sitía e é popular entre os gregos e turistas, pois tem a maior floresta de palmeiras de Creta, praia com água critalina e areia fina. A praia é bem equipada com espreguiçadeiras e guarda-sóis, chuveiros e um restaurante com vista panorâmica, cujas as mesas ficam bastante concorridas durante o verão.

P1080149 Vai Crete @agreciadoseujeitoviagens

A paisagem tropical da praia de Vai

Então, com qual dessas você mais se identifica? Que pergunta difícil, não é? A vontade é de aproveitar todas e experimentar cada particularidade, concorda? Pensando nisso, planejamos o seu passeio conforme o estilo.

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »