Skip to main content

A charmosa e romântica cidade de Ágios Nikolaos, com aproximadamente 12 mil habitantes, é o centro econômico e administrativo da prefeitura de Lasíthi. O principal atrativo é o pitoresco Lago Voulisméni, no centro, ao pé de um penhasco, ligado ao mar através de um canal, tem na margem cafés e restaurantes, uma paisagem bastante agradável e pitoresca. A melhor forma de apreciar é ficando no alto do rochedo, com uma vista estilo cartão-postal.

P1080453 @agreciadoseujeitoviagens agios nikolaos

Lago Voulismeni no centro de Ágios Nikolaos

Depois de conhecer Ágios Nikolaos, prosseguindo para o Norte, Elounda e Plaka, são os destinos que acomodam alguns dos hotéis mais caros e luxuosos na Grécia. Lugares favoritos para as férias dos reis, políticos, jogadores de futebol, artistas e etc.

Pegando uma embarcação e navegando por alguns minutos pela Baía de Elounda, visitará a ilha de Spinalonga, com o Forte Veneziano construído em 1579, o qual posteriormente se tornou uma das últimas colônias de leprosários da Europa. Cenário descrito no famoso livro de Victoria Hislop, The Island (A Ilha), conhecido mundialmente.

Seguindo para Sitía, você provavelmente não passará despercebido pelo Golfo de Mirabelo, panorama perfeito para uma pausa, antes de continuar o percurso.

No vilarejo de Kavousi você encontrará a maior árvore de oliveira de Creta e provavelmente, do mundo, com diâmetro de 4,9 metros e o perímetro de 14,2 metros. Estima-se que tenha 3250 anos de existência. Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, as vencedoras da Maratona feminina eram coroadas com os ramos dessa oliveira.

Sitía, com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, é a cidade mais Leste de Creta e um lugar super tranquilo, parece que o tempo não passou muito para quem vive ali. Local de nascimento de Vincenzo Kornaros (1553- 1613/1614), um poeta de grande renome, escritor do famoso poema épico romântico Erotokritos, está acessível também através do porto e aeroporto, recebendo muitos turistas, dos quais a maioria são gregos, que procuram calmaria em um lugar romântico, tradicional e hospitaleiro. Na zona portuária existem opções de restaurantes e é hábito dos moradores sairem frequentemente para jantar ou mesmo caminhar.

P1080064 Sitia Creta @agreciadoseujeitoviagens

O charme do porto de Sitía

Um dos atrativos desta região é a praia de Vai. Concentrando a maior floresta natural de palmeira na Europa, se destaca em muitos filmes, novelas e comerciais. De acordo com uma lenda, piratas sarracenos jogaram as sementes dos frutos das palmeiras, que eles comeram, e cerca de 5.000 palmeiras cresceram.

P1080163 Vai Crete @agreciadoseujeitoviagens

Cenário tropical da paraia de Vai

No percurso, existe o Moni Toplou, mosteiro fundado em meados do século 15 e considerado um dos mais importantes de Creta, dedicado à Panagia (Virgem Maria) e à São João, o Teólogo. Na Segunda Guerra, Moni Toplou serviu de abrigo para os combatentes da resistência e possuía uma rádio sem fio. Os vinhos e azeites que são produzidos lá, podem ser encontrados em toda a Creta e Europa.

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Quer conhecer esses destinos através das nossas dicas e serviços? Nos envie uma mensagem ou e-mail, será maravilhoso programarmos a sua viagem!

Translate »