Skip to main content

E você achou que não merecia ficar pelo menos dois dias em Atenas?! Veja quantas atividades dá para incluir na programação e obter uma experiência clássica, cultural, despojada e chique. Afinal, estar na capital da Grécia é ter a oportunidade de conhecer ruínas milenares, hábitos contemporâneos de uma das cidades mais modernas da Europa e saborear uma culinária, literalmente, dos deuses.

Partenon na Acrópole Atenas

É um privilégio ficar diante do Partenon na Acrópole Atenas

Sendo assim, é primordial que reserve as suas primeiras horas para apreciar a Acrópole mais famosa do mundo, a Acrópole de Atenas, com templos majestosos que influenciaram a arquitetura ocidental, exemplos de resistência e história viva. Vale ressaltar que além das construções no alto da colina, o Teatro de Odeon de Herodes Atticus e o Teatro de Dionisio, ambos na encosta da Acrópole, merecem a sua atenção. Vale conferir a programação do Odeon, que foi restaurado e em alguns períodos do ano, sedia concertos, apresentações teatrais, ballet, etc. Ps: Entre os meses de junho e setembro, prefira fazer esse passeio para a Acrópole, no início da manhã ou após às 16h, para pegar temperaturas amenas.

Teatro de Herodion (Odeão de Herodes Ático)

Teatro Herodion (Odeão de Herodes Ático)

Para ter uma noção mais ampla de como era a Acrópole, conheça e se deslumbre com a riqueza do acervo do Museu da Acrópole.

Após esse impacto inicial, siga pela encosta da Colina e aprecie o Templo de Hefesto, elegante e discreto, em uma área super arborizada na Antiga Ágora de Atenas. Depois, aposte em uma volta descontraída pelo bairro de Plaka, histórico, com becos labirínticos, escadarias, casarões neoclássicos, tavernas tradicionais, cafés, várias lojas de produtos turísticos e um estilo que nos remete à atmosfera rústica e boêmia das ilhas gregas, principalmente em Anafiotika. Também é bastante frequentado por gregos, para uma saidinha após o expediente.

O charme de Plaka

O charme e rusticidade de Plaka

Quer incluir mais dinamismo? Desça para a Praça Monastiraki, um desses lugares que tem de tudo um pouco, até mercado de pulgas. Daqui, você tem a opção de continuar para as ruínas da Biblioteca de Adriano, seguir para o bairro de Thission, Psiri ou para a Rua Ermou e suas dezenas de lojas, até chegar na Praça Syntagma e na sede do Parlamento Grego. Em frente ao mesmo, os Evzones (soldados da Guarda Presidencial) se revezam e fazem a cerimômia da Troca da Guarda, a cada uma hora. A principal ocorre aos domingos, 11h da manhã.

O Jardim Nacional, praticamente ao lado do edifício do Parlamento e com uma entrada discreta, pode passar despercebido. Ao percorrê-lo, você vai até esquecer por alguns instantes que está no centro da maior cidade da Grécia.

Entrada do Jardim Nacional

Entrada principal do Jardim Nacional

Ainda com ânimo para mais uma volta?! Retorne à avenida e desça em direção ao Arco de Adriano e as colunas colossais do Templo de Zeus. Prolongando a caminhada, aposte em uma passadinha pelo edifício neoclássico Zappeion e em seguida, entre no Estádio Panathenaic (Kallimarmaro), que sediou os primeiros Jogos Olímpicos Modernos, em 1896. Nas instalações internas, aproveite para conhecer a triagem histórica dos Jogos de 1896 até hoje. Sente na arquibancada e idealize quantas competições com os melhores atletas do mundo já aconteceram ali. Correr na pista e ter foto no pódium, na pose e nos rastros de vários campeões, pode ser uma “boa pedida”.

E aí, já parou para pensar na quantidade de vivência bacana que acumulou ao longo dessas horas? Bastante, sim?! O que você acha de encerrar o dia se presenteando com uma vista mega panorâmica no lugar mais alto da cidade? Magnífico, concorda?! Então, pegue um táxi, siga para a Colina de Lykavittos e espere o pôr do sol no Pátio da Igreja de Agios Georgios ou no terraço do restaurante, enquanto degusta petiscos típicos acompanhados com vinho. Aproveite o momento com a sensação de ter Atenas, literalmente, sob os seus pés.

Já que ontem o dia foi intenso, a nossa sugestão para hoje é algo mais tranquilo e requintado. Combine uma volta pelas ruas Stadiou e Panepistimio, conhecendo a Trilogia neoclássica, composta pelos edifícios da Academia de Atenas, Universidade de Atenas e Biblioteca Nacional. No retorno em direção à Syntagma, para fugir da rota turística e ficar informado(a) sobre as tendências da moda ou até mesmo, comprar de produtos de marcas famosas e exclusivas, a Attica é uma loja de departamentos e o endereço para o consumo de luxo.

Como estamos triando lugares requintados, o bairro Kolonaki será o próximo destino. Nobre, arborizado e com atmosfera agradável, é favorável para repetir um hábito dos moradores, frequentando um café, barzinho ou restaurante. Também há várias lojas de grifes, museus e galerias.

Para a conclusão desse dia, temos duas sugestões:

1) Retornar a algum dos lugares que você conheceu ontem e não aproveitou muito. Dessa forma, terá a segunda impressão mais detalhada. Sair para jantar em um dos bairros animados, tipo Plaka ou Psiri, uma programação mais descontraída.

2) Contratar um tour privativo para o Cabo Sounio, cerca de 70 Km de Atenas, passando por algumas das regiões mais caras da Grécia, com as mansões dos ricaços atenienses, avistando ilhotas no Egeu e esperar o dia terminar nas famosas ruínas do Templo de Poseidon. Ao retornar para Atenas, encerre a noite com classe. Para isso, nada melhor do que degustar um bom vinho e as especialidades da culinária local, em um dos restaurante tradicionais e chiques. As mesas com vista privilegiada são concorridíssimas. É preferível que faça a reserva com antecedência e fique atento(a) ao tipo de vestimenta que é permitido.

Tendo um terceiro dia disponível, você pode fazer o cruzeiro de um dia para as ilhas do Argosarônico, conhecendo Hydra, Poros e Egina (Aegina). Priorizando algo mais cultural, a excursão para Delfos (Delfi), renderá a experiência de ficar no centro mundo, como era descrito na antiguidade. Ou para Epidavros, conhecendo o antigo teatro, famoso pela acústica perfeita.

Então, viu quantas possibilidades para ir além do óbvio e conhecer Atenas de um jeito diferenciado?! A capital da Grécia merece no mínimo dois dias. Essas recomendações foram apenas um esboço, já que a cidade tem muito mais para oferecer.

Planeje a sua viagem conosco e viaje para a Grécia conforme o seu estilo. Temos excursões em Atenas com guias credenciados e fluentes em português. Veja mais sobre os nossos passeios, excursões e pacotes turísticos aqui.

Texto e Fotos: A Grécia do seu jeito 

Translate »