A Grécia do seu jeito

A imensurável riqueza cultural da Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas é a primeira imagem que muitas pessoas associam quando pensam na Grécia. Com templos magníficos e de importância milenar para a arquitetura ocidental, simboliza o modelo de poder e riqueza que Atenas viveu durante a “Idade de Ouro” de Péricles.

A maioria dos monumentos é dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade e foram arquitetados por Fídias, um famoso escultor da Grécia Antiga, com a ajuda de Mnesciles, Calícrates e Calímaco. Composta pelas quatro obras-primas da arte grega clássica: Partenon, Propilea, Erecteu e o templo de Atena Nike, a construção data de aproximadamente 450 a. C.

Considerada como colina sagrada, a Acrópole está situada a 150 metros acima do nível do mar e acessível apenas a pé. Então prepare o tênis ou a sandália mais confortável que tiver, para caminhar em direção a este lugar, que reune muita história e uma arquitetura milenar requintada.

Comprando o ingresso integral, utilizará para visitá-la e será válido para outros sítios arqueológicos: Teatro de Dionísio, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano e Templo de Zeus Olímpico.

Se a opção for iniciar o trajeto pelo sul da Acrópole, indicamos que visite o Museu da Acrópole, antes de subir na colina. Assim, conhecerá os achados arqueológicos, complementando o seu passeio com mais uma experiência rica em cultura e entendendo melhor como era a Acrópole na antiguidade.

Museu da Acrópole

Museu da Acrópole

Depois de apreciar o Museu, subindo para a Acrópole, encontrará o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, 500 a. C. Nele estrearam as maiores peças teatrais da antiguidade, de Sófocles, Aristófanes, Eurípides e Ésquilo. Ao sentar na arquibancada, se imagine repetindo um costume dos gregos antigos.

Continuando o percurso, conhecerá o Odeão de Herodes Ático, um teatro de 161 d.C. especialmente para apresentações musicais, construído pelo rico Herodes Ático. Restaurado, desde 1957, ainda é utilizado para concertos e festivais, dentre eles o Festival de Atenas. Destacamos que é sempre uma honra para um artista receber um convite para se apresentar nesse lugar. Com vista panorâmica para a capital, será uma excelente inspiração para iniciar o tour pelos monumentos da famosa Acrópole.

Teatro Odeão de Herodes Ático

Teatro Odeão de Herodes Ático

Já estando no topo da Acrópole, se impressionará com as altas colunas do Propileus (Propylaia), construído por Mnesciles, é a entrada monumental para o Partenon e o Erecteion. Ao lado, está o pequeno Templo de Atena Nike, feito de mármore e em estilo jônico, construído por Calícrates, entre 427 e 424 a.C.

Ao passar pelo pórtico, a grandiosidade do Partenon, o mais famoso dos templos da Acrópole, lhe encantará com detalhes e elegância. Construído por Ictinus e Calícrates, no século V a.C. para substituir um antigo templo destruído durante uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa foi do governante Péricles (um dos principais líderes da antiga Atenas). Em 1832, com a Independência da Grécia, o templo passou a ser restaurado e conservado. Um dos momentos mais importantes da história da Grécia, foi quando a bandeira grega foi posta novamente na Acrópole, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente o Partenon continua em reparação.

Partenon

A arquitetura impressionante do Partenon

Ao lado do Partenon, está o requintado Erecteion, segundo a mitologia, nesse lugar aconteceu a briga entre Atena e Poseidon pelo domínio da cidade. Atena presenteou os moradores com a primeira oliveira do mundo, enquanto Poseidon fez surgir o mar, entre ambos, os deuses deram a vitória a Atena. Os atenienses queriam juntar os dois deuses rivais sob o mesmo teto. Também conforme a mitologia, essa era a residência do Rei Erechtheus, motivo desse do templo se chamar Erecteion. O Templo foi construído por Calímaco e Mnesicles, em estilo jônico, entre 425 e 406 a.C. A parte mais famosa é o Pórtico das Cariátides, seis estátuas de mulheres fazendo o papel de colunas, formando um dos pórticos de entrada do Erecteion. Cinco das estátuas originais estão no Museu da Acrópole.

Erecteion

Erecteion

Saindo da Acrópole, pelo nordeste, há o Areios Pagos (Areópago), supremo tribunal da Atenas Antiga. Nele debatiam as condenações, assuntos sobre ciência, educação e o direito democrático.

Areios Pagos

Areios Pagos

E você, já conheceu de pertinho toda essa riqueza cultural ou está se programando para incluí-la nas suas próximas férias? Quer fazer essa visita com as nossas dicas e serviços, nos envie uma mensagem, será maravilhoso lhe auxiliarmos!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »