Skip to main content

Classificada entre os lugares mais clássicos e chiques para uma viagem perfeita, a Elláda(nome oficial), está realmente na moda, tanto que em 2009, teve mais de 19,3 milhões de turistas e em 2015 recebeu cerca de 26 milhões (quase 2,5 vezes a população nacional). Se você deseja passar férias ou lua de mel aqui, mas ainda não tomou a sua decisão, depois dessa triagem, prepare-se para comprar a passagem o quanto antes e vir ao encontro das belezas gregas:

As Ilhas

São centenas e nenhum outro país europeu possui tantas assim. Icônicas e diversificadas, você poderá experimentar desde a tranquilidade de um lugar sem fluxo de veículos automotores, em Hydra, até os maiores agitos do verão europeu na badalada e cosmopolita Mykonos.

Usufruirá do charme de acomodações tradicionais com vista para o mar e seus indecifráveis tons de azul, ou da sofisticação e luxo das que hospedam, inclusive, membros da realeza, uma das regiões referenciais é Elounda, na ilha de Creta. Conhecerá praias com areia vulcânica em Santorini, contudo, se quiser algo mais exótico, pode incluir Milos e apreciar as praias cercadas por rochas brancas, que dão a impressão de um aspecto lunar. Já Navagio, em Zakynthos, é eleita entre as mais lindas do mundo.

Arqueologia

Com monumentos milenares que inspiraram a arquitetura ocidental, denotando a elegância dos gregos antigos, os sítios arqueológicos, são verdadeiras preciosidades ao ar livre. Dois dos mais visitados são a Acrópole de Atenas e Knossos(reconstruído com base nas escavações), na ilha de Creta.

Já o Templo de Hefesto, em Atenas, está na lista dos mais bem preservados. As ruínas do Templo de Poseidon, no Cabo Sounio, continuam impressionando, principalmente, durante o pôr do sol. Outra experiência inédita é assistir a um concerto ou festival nos teatros de Odeon de Herodes Ático na encosta da Acrópole e de Epidavros (famoso pela acústica perfeita), no Peloponeso.

Ruínas do Templo de Poseidon

Cultura

Não é de hoje que as tradições helênicas causam impacto e despertam curiosidade mundo afora, assunto este que até já inspirou livros e filmes(tipo a comédia romântica Casamento Grego), pois afinal, com um longo histórico de resistências aos invasores, foi preservando os costumes que eles conservaram as suas essências.

E possuem comportamentos tão característicos que facilmente vão instigar o seu desejo de confirmar tudo isso, seja através dos acervos dos museus, ouvindo mitos e se indagando se realmente tudo aquilo existiu, participando de show folclórico ou até mesmo, fazendo a programação típica e descolada de frequentar uma cafeteria para tomar café e observar o movimento. Sem falar no registro do patriotismo notório que você encontrará através das inúmeras bandeiras expostas nos lugares turísticos, fora e dentro dos estabelecimentos e residências.

Culinária

Com especialidades regionais e sazonais, receitas transmitidas de geração para geração- algumas acrescidas com um toque moderno, baseadas em vegetais, carnes, peixes e frutos do mar(esses dois últimos, principalmente no verão) regados com muito azeite de oliva, facilmente farão você se render às cores vibrantes e combinações apetitosas dos cardápios gregos.

E ao degustar, constatará que essa é uma parte inseparável das qualidades da Grécia. Também existe um rico consumo de salada, queijo, pão e frutas. Dentre as bebidas alcoólicas locais há destaque para os vinhos, ouzo e raki(tsikoudia).

Praticidade

Se você é brasileiro(a) e pretende permanecer por até 90 dias com finalidade turística, não precisará de visto. Contudo, deve ter o passaporte válido, passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem e da quantidade de euros que utilizará para a estada e o seguro viagem.

Durante a programação da sua viagem, certifique-se junto à Embaixada da Grécia no Brasil, para saber se há atualizações no procedimento. Quanto ao idioma, o grego é o oficial, mas nada para você ficar preocupado (risos), inglês é o segundo mais falado e as placas indicativas são escritas em ambos.

Então, consegui lhe convencer o quanto terá dias incríveis em plena Grécia? Sem dúvida, é um destino que merece ser visitado por várias vezes e estamos aqui para planejarmos a sua viagem conforme o seu estilo. Fale conosco

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »