Skip to main content

A Acrópole de Atenas é a primeira imagem que muitas pessoas associam quando pensam na Grécia. Com templos magníficos e de importância milenar para a arquitetura ocidental, simboliza o modelo de poder e riqueza que Atenas viveu durante a “Idade de Ouro” de Péricles.

A maioria dos monumentos é dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade e foram arquitetados por Fídias, um famoso escultor da Grécia Antiga, com a ajuda de Mnesciles, Calícrates e Calímaco. Composta pelas quatro obras-primas da arte grega clássica: Partenon, Propilea, Erecteu e o templo de Atena Nike, a construção data de aproximadamente 450 a. C.

Considerada como colina sagrada, a Acrópole está situada a 150 metros acima do nível do mar e acessível apenas a pé. Então prepare o tênis ou a sandália mais confortável que tiver, para caminhar em direção a este lugar, que reune muita história e uma arquitetura milenar requintada.

Comprando o ingresso integral, utilizará para visitá-la e será válido para outros sítios arqueológicos: Teatro de Dionísio, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano e Templo de Zeus Olímpico.

Se a opção for iniciar o trajeto pelo sul da Acrópole, indicamos que visite o Museu da Acrópole, antes de subir na colina. Assim, conhecerá os achados arqueológicos, complementando o seu passeio com mais uma experiência rica em cultura e entendendo melhor como era a Acrópole na antiguidade.

Depois de apreciar o Museu, subindo para a Acrópole, encontrará o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, 500 a. C. Nele estrearam as maiores peças teatrais da antiguidade, de Sófocles, Aristófanes, Eurípides e Ésquilo. Ao sentar na arquibancada, se imagine repetindo um costume dos gregos antigos.

Continuando o percurso, conhecerá o Odeão de Herodes Ático, um teatro de 161 d.C. especialmente para apresentações musicais, construído pelo rico Herodes Ático. Restaurado, desde 1957, ainda é utilizado para concertos e festivais, dentre eles o Festival de Atenas. Destacamos que é sempre uma honra para um artista receber um convite para se apresentar nesse lugar. Com vista panorâmica para a capital, será uma excelente inspiração para iniciar o tour pelos monumentos da famosa Acrópole.

Já estando no topo da Acrópole, se impressionará com as altas colunas do Propileus (Propylaia), construído por Mnesciles, é a entrada monumental para o Partenon e o Erecteion. Ao lado, está o pequeno Templo de Atena Nike, feito de mármore e em estilo jônico, construído por Calícrates, entre 427 e 424 a.C.

Ao passar pelo pórtico, a grandiosidade do Partenon, o mais famoso dos templos da Acrópole, lhe encantará com detalhes e elegância. Construído por Ictinus e Calícrates, no século V a.C. para substituir um antigo templo destruído durante uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa foi do governante Péricles (um dos principais líderes da antiga Atenas). Em 1832, com a Independência da Grécia, o templo passou a ser restaurado e conservado. Um dos momentos mais importantes da história da Grécia, foi quando a bandeira grega foi posta novamente na Acrópole, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente o Partenon continua em reparação.

Ao lado do Partenon, está o requintado Erecteion, segundo a mitologia, nesse lugar aconteceu a briga entre Atena e Poseidon pelo domínio da cidade. Atena presenteou os moradores com a primeira oliveira do mundo, enquanto Poseidon fez surgir o mar, entre ambos, os deuses deram a vitória a Atena. Os atenienses queriam juntar os dois deuses rivais sob o mesmo teto. Também conforme a mitologia, essa era a residência do Rei Erechtheus, motivo desse do templo se chamar Erecteion. O Templo foi construído por Calímaco e Mnesicles, em estilo jônico, entre 425 e 406 a.C. A parte mais famosa é o Pórtico das Cariátides, seis estátuas de mulheres fazendo o papel de colunas, formando um dos pórticos de entrada do Erecteion. Cinco das estátuas originais estão no Museu da Acrópole.

Saindo da Acrópole, pelo nordeste, há o Areios Pagos (Areópago), supremo tribunal da Atenas Antiga. Nele debatiam as condenações, assuntos sobre ciência, educação e o direito democrático.

E você, já conheceu de pertinho toda essa riqueza cultural ou está se programando para incluí-la nas suas próximas férias? Quer fazer essa visita com as nossas dicas e serviços, nos envie uma mensagem, será maravilhoso lhe auxiliarmos!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »