Skip to main content

É impossível falar da Grécia sem lembrar da culinária local. Quem visita o país fica com excelentes recordações dos pratos gregos, seja por causa dos sabores ou pelas cores inusitadas que aguçam o nosso paladar. E de uma forma especial, o cardápio cretense é referência nacional por conciliar uma dieta saudável. Sendo motivo de especulação internacional, inclusive em programas televisivos no Brasil. A edição do dia 19/09/2014 do Globo Repórter faz uma triagem das iguarias de Creta.

DSC08066a

A cozinha cretense é uma junção do estilo tradicional composto por receitas passadas de gerações para gerações; e as modernas, acrescidas com detalhes criativos, resultados dos experimentos dos jovens especializados em gastronomia, profissão que nos últimos anos está em ascensão, por aqui.

Uma característica cultural dos gregos é o hábito de fazer refeições fora de casa ao menos uma vez por semana. Ainda que seja para degustar pratos simples, apenas lanche ou café, em programações para espairecer, enquanto reúnem familiares e amigos. E aliada ao fato de ser um destino bastante turístico, justifica a ampla quantidade de restaurantes, tavernas, padarias (fournos) e cafés, verdadeiros estímulos para o nosso apetite. Simples ou sofisticados, nos centros urbanos, com vista para o mar ou nas montanhas, empreendimentos atuais ou com décadas de existência, com cardápios e amostras de produtos expostos nas portas dos estabelecimentos, enfim, há para todos os gostos e bolsos.

Se você viu o filme Casamento Grego e lembra da cena típica após o casamento da Toula e do Ian (personagens principais), em que na comemoração havia uma fartura de alimentos e o noivo tinha que experimentar praticamente todos os pratos, posso lhe afirmar que há grandes semelhanças com os fatos reais na forma como eles são fartos. Você não será convidado para uma festividade, seja ela um jantar básico na casa de amigos, um casamento ou batizado, sem sair com a sensação de ter ingerido muito além do que o suficiente.

E algo que chama a atenção é a criatividade com que eles mesclam as porções. Entre os vários tipos de saladas, a preferência é pela salada grega, com tomate, pepino, pimentão, cebola, azeitona, queijo feta (fabricado com leite de cabra e de ovelha), óregano e bastante azeite de oliva. Também são elaborados diversos pratos com carne caprina, suína, bovina e de aves, preferencialmente acompanhadas com batatas. Quando estiver na Grécia, não deixe de experimentar a carne de cordeiro com batatas assadas no forno, uma das iguarias. O arroz é consumido como pilafi e utilizado para recheio de alguns vegetais, que chamamos de gemistá. Lebres, pássaros de caça e coelhos também são servidos.

Gemistá: vegetais recheados com arroz temperado

Gemistá: vegetais recheados com arroz temperado

Na lista dos ingredientes mais utilizados estão: orégano, manjericão, alecrim, cravo, canela, suco de limão, azeite de oliva virgem, pimenta, legumes e verduras. Existe, também, um rico consumo de laticínios, mel, frutas e cereais. Os queijos feitos com leite de ovelha e de cabra são os mais saboreados pelos cretenses, que também fazem questão de manter o pão como acompanhamento de algumas refeições. Sendo assim, existe uma ampla variedade de pães, principalmente com sementes de gergelim.

Dakos: paximadi, tomate, queijo myzithra, azeite e óregano

Dakos: paximadi, tomate, queijo myzithra, azeite e óregano

Em alguns períodos do ano os gregos fazem jejum, especialmente antes da Páscoa. Para isso, elaboram um cardápio rico em frutas, hortaliças, frutos do mar e escargot (salingaria). De forma tradicional, algumas mulheres também preparam sobremesas típicas como a Kalitsounia, feita com queijo myzithra e canela, para depois do jejum.

Os vinhos são de excelente qualidade. Mas outra bebida clássica em Creta é o Raki ou Tsikoudia, um licor fabricado com uvas, com teor alcoólico de aproximadamente 40% ou até mais, sendo uma das bebidas mais fortes do mundo. Após as refeições, muitos restaurantes costumam servi-lo em uma pequena garrafa, acompanhado com frutas ou doces. Essa é uma forma de desejar boas-vindas.

Ráki, doces e frutas típicas

Ráki, doces e frutas típicas

Não tenha dúvidas de que além da riqueza cultural, das praias e ilhas famosas mundialmente, a culinária será algo inesquecível durante a sua viagem à Grécia! Abraços daqui de Creta e um brinde com esta dose de Raki! 🙂

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Texto original publicado no blog Brasileiras Pelo Mundo: Culinária cretense: uma mescla entre aromas, cores e sabores. 

Translate »