Skip to main content

Você procura um lugar com cultura e romantismo? Repita um costume dos gregos e visite Chania. Essa cidade que um dia já foi a maior de Creta, é destaque nos filmes nacionais e está entre as mais pitorescas da Grécia.

Situada a 140 km oeste de Heraklion, acessível através do porto de Souda, um dos maiores portos naturais do mundo, com embarcações de diversas regiões da Grécia e do Aeroporto Internacional de Chania Ioannis Daskalogiannis, um dos maiores do país, Chania, recebe milhares de turistas durante todo o ano, já que nem nos dias chuvosos e nublados ela perde o charme.

Centro histórico de Chania

Centro histórico de Chania

Passeios de charretes pelo centro histórico

Chania é tão pitoresca que tem até passeio de charrete pelo centro histórico

Sempre habitada por gregos, culturalmente também foi influenciada por bizantinos, árabes, venezianos e otomanos. Com becos labirínticos que esbanjam charme e rusticidade, convites irrecusáveis para os visitantes que adoram admirar e fotografar varandas floridas e casarões antigos bem conservados, é possível denotar as características cretenses integradas à influência arquitetônica de quando Creta foi colônia de Veneza ou da época em que ficou ocupada por turcos.

Uma excelente oportunidade para imaginar como era morar naqueles casarões em décadas ou até séculos antes, é hospedar-se em algum deles, já que muitos foram restaurados e transformados em hotéis. Apenas atente que essa sugestão é válida no caso de você não se incomodar em ficar em meio ao barulho e movimento, pois cedo pela manhã, inicia a agitação de moradores e turistas. O que pode ser positivo, vivenciar o cotidiano de um lugar tão popular.

Para aproveitar melhor, o ideal é uma estada de no mínimo duas noites, principalmente se pretende conhecer as montanhas e praias próximas, famosas nacionalmente, dentre algumas opções estão:

  • Parque Nacional de Samariá ou Garganta de Samariá, considerada Reserva Mundial da Biosfera. O tour tem nível de dificuldade, com cerca de 4 até 6 horas de caminhada, contudo a recompensa acontece ao chegar na linda praia de Agia Rouméli.
  • Cabo Gramvoúsa e praia de Balos, área protegida no final do noroeste de Creta. Excursão feita com barco. Há aventura, porém sem muitas dificuldades.
  • Praia de Elafonisi, reserva natural protegida e eleita uma das 20 praias mais lindas do mundo.
  • Praia de Falasarna, a maior praia do oeste de Creta. Com areia fina e água rasa, é perfeita para quem está com crianças.

Local de nascimento de Elefthérios Venizelos, que foi primeiro-ministro e um dos políticos mais importantes da Grécia moderna, visitando o túmulo dele em Akrotíri, terá uma paisagem esplêndida de toda a cidade. Neste bairro fica o Aeroporto Internacional, mosteiros, escolas teológicas e mansões com vistas para o mar.

Quer conhecer esses destinos através das nossas dicas e serviços? Nos envie uma mensagem ou e-mail, será maravilhoso programarmos a sua viagem!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »