A Grécia do seu jeito

Acrópole

A Acrópole com seus templos magníficos e de importância milenar na arquitetura ocidental, é um modelo do poder e riqueza que Atenas viveu durante a “idade de ouro” de Péricles. A maioria dos templos são dedicados à deusa Atena, padroeira da cidade. Os monumentos foram arquitetados por Fídias, um famoso escultor da Grécia Antiga, com a ajuda de Mnesciles, Calícrates e Calímaco.

O Propileus (Propylaia), construído por Mnesciles, é a entrada monumental para o Partenon e o Erecteion. Ao lado, está o Templo de Atena Nike, um pequeno templo de mármore, em estilo jônico, construído  por Calícrates, entre 427 e 424 a.C.

Partenon, o maior e mais famoso dos templos da Acrópole, encanta também por sua elegância. Construído por Ictinus e Calícrates, no século V a.C. para substituir um antigo templo destruído durante uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa foi do governante Péricles (um dos principais líderes da antiga Atenas). Em 1832, com a Independência da Grécia, o templo passou a ser restaurado e conservado. Um dos momentos mais importantes da história da Grécia foi quando a bandeira grega foi posta novamente na Acrópole, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente o Partenon está em manunteção.

Erecteion, segundo a mitologia neste lugar aconteceu a briga entre Atena e Poseidon pelo domínio da cidade. Os deuses deram a vitória a Atena. Os atenienses queriam juntar os dois deuses rivais sob o mesmo teto. Também conforme a mitologia, esta era a residência do Rei Erechtheus, motivo desse do templo se chamar Erecteion. O Templo foi construído por Calímaco e Mnesicles, em estilo jônico, entre 425 e 406 a.C. A parte mais famosa é o Pórtico das Cariátides, seis estátuas de mulheres fazendo o papel de colunas, formando um dos pórticos de entrada do Erecteion. Cinco das estátuas originais estão no Museu da Acrópole.

Saindo da Acrópole, pelo nordeste há o Areios Pagos (Areópago), supremo tribunal da Atenas Antiga. Nele era discutido as condenações, assuntos sobre ciência, educação e o direito democrático.