Skip to main content

Você está indeciso sobre qual é o melhor período para fazer uma viagem à Grécia? Se gastando menos durante a baixa temporada ou quando ela está no destaque do verão europeu? Veja as nossas dicas e analise quando mais combina com o estilo da sua programação:

Após a morbidez do inverno, é em março que inicia a primavera grega, com valores convidativos e condições climáticas favoráveis, gradativamente tem redução na chance de chuva. A partir de agora, é notória a crescente procura dos interessados em viajar ao país helênico.

Nas ilhas, entre março e abril, muitos empreendimentos turísticos que tinham fechado temporariamente durante o inverno, começam a reabrir para receber os turistas que chegam progressivamente. Assim como as embarcações retomam a frequência dos itinerários. Digamos que é, o princípio de quando turisticamente tudo se reorganiza.

Esse período é compatível com os objetivos dos viajantes que adoram cenários floridos, priorizam tempo agradável, inclusive durante o dia, até gostam de frequentar as praias, porém não dão tanta relevância aos banhos de mar, pois a água permanece um pouco fria até o final de maio. Claro, sempre existe alguém que não resiste e mergulha mesmo assim. Afinal, as praias gregas são fascinantes. Caso tenha preferência por essa época, venha depois da primeira quinzena de abril.

P1070122 @agreciadoseujeitoviagens matala creta grecia

Cenário típico das praias no final de maio

No começo da primavera grega, as ilhas que possuem mais movimentação são: Creta, Santorini e Rhodos. Nas demais, o número de visitantes aumenta a partir da segunda quinzena de maio.

Em junho, o verão começa de forma efetiva, tudo fica em pleno funcionamento e as qualidades climáticas são exatas para explorar qualquer região da Grécia, especialmente, as ilhas.

A partir de 15 de julho e no mês de agosto, é o auge do verão grego, calor intenso (muitas vezes excedendo 30°C), céu e mar azulado, pôr do sol com cores vibrantes, multidão de gregos e turistas tentando aproveitar ao máximo tudo o que a Elláda (nome oficial do país) pode oferecer.

As férias das famílias com crianças, normalmente, ocorrem em agosto. Sendo assim, setembro fica propício para viagens mais tranquilas, relaxantes e românticas.

Templo Erechtheion na Acrópole de Atenas, na segunda semana setembro, sem o grande fluxo de turistas dos meses do verão

Erechtheion na Acrópole de Atenas, durante a segunda semana setembro, sem o grande fluxo de turistas dos meses do verão

Se você quer viajar para as ilhas gregas, procure se programar para até o início de outubro. Depois da primeira quinzena deste mês, existe grande chance de não conseguir usufruí-las suficientemente, por causa das más condições climáticas. Isso é uma cogitação, então, também é possível que o tempo fique favorável. É um risco! Além da diminuição na quantidade de embarcações.

De novembro até fevereiro, é a temporada para os viajantes ousados, aventureiros, que não se incomodam em conhecer a Grécia nos meses mais frios do ano, com probabilidade de chuva, céu nublado e neve em algumas regiões, principalmente em dezembro e janeiro.

Uma boa notícia é que a nebulosidade, comumente, é temporária e de um dia para o outro, pode acontecer diferença significativa e o céu permanece novamente azul, além das chuvas que são breves. Os dias que estavam mais curtos desde outubro, a partir de fevereiro, começam a ficar mais longos.

Combina, principalmente, com passeios na parte continental do país e na ilha de Creta, já que, as demais, ficam praticamente só com os moradores e muitos estabelecimentos turísticos permanecem temporariamente fechados. Veja mais sobre o inverno na Grécia.

Então, conseguiu definir qual mês é mais adequado ao tipo da sua viagem? Fique certo de que terá inúmeros motivos para sentir-se um privilegiado por contemplar tamanha beleza natural e riqueza cultural, independente do período escolhido. Estamos aqui para planejarmos tudo conforme o seu estilo. Fale conosco

 Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »