Skip to main content

A praia de Balos é uma das mais famosas da Grécia e sem dúvida, um passeio imperdível durante as férias em Creta. Atraindo milhares de visitantes, facilmente nos impressiona com a vastidão da areia branca e águas rasas, que remete a sensação de estarmos em uma lagoa cristalina, intercalada com diversos tons de turquesa e esmeralda.

O cenário de Balos é tão singular, que os turistas ficam dispersos tentando aproveitar o máximo possível

Há duas formas de chegar nesse “paraíso grego”, com embarcação ou por uma estrada de terra e em seguida, uma caminhada. Utilizando o barco a partir do porto de Kissamos (cerca de 40 km de Chania), a primeira parada ocorre em Balos e há cerca de 3 horas para aproveitarmos esse cartão-postal.

 

Em seguida, o próximo destino é a ilha de Gramvoúsa, notória pela beleza selvagem. Nela, além de aproveitarmos a praia, podemos nos aventurar durante a subida para as ruínas do histórico forte veneziano, trajeto com médio grau de dificuldade, que recompensa pelo panorama durante a caminhada. Para mais praticidade, é imprescindível utilizarmos calçados confortáveis e na época do verão, é útil manter um chapéu.

Essa excursão tem duração estimada de 7 horas e por ser uma área protegida, não existem estabelecimentos. Sendo assim, bebidas e pequenas refeições são vendidas no próprio barco, no qual podemos alugar guarda-sol, o que é de suma importância, principalmente, no verão.  Ah, esse percurso pode ser feito de forma inversa, depende do barco utilizado. Por ser um passeio bastante requisitado, é melhor comprar o ingresso o quanto antes.

A outra forma de acesso é dirigindo até o final da Penísula Gramvousa, cerca de 15 Km de estrada de terra, com pedras e trecho com penhasco, um caminho nada confortável. Após deixar o carro no estacionamento, há uma descida para Balos, trajeto sem dificuldade. Contudo, é preciso ficar atento ao tempo do retorno, já que não é possível pernoitar. A volta é uma subida desafiante e cansativa, dependendo do horário, ainda tem as altas temperaturas. Porém, ficamos tão extasiados com Balos, que rapidamente revigoramos as energias e imaginamos que compensa toda a dificuldade.

Então, ficou idealizando o quanto deve ser maravilhoso passar férias em Creta e acrescentar Balos e Gramvousa no itinerário da sua viagem? Planeje as suas férias conosco e conheça a Grécia de uma forma exclusiva!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Texto original publicado no Viagem Livre

Translate »