Skip to main content

Santorini cujo o nome é Santa Irene, está situada no sul da Grécia e é a mais sul das ilhas Cíclades. Para quem pensa que o impacto que essa ilha causa é algo da atualidade, engana-se. Pois conforme estudos arqueológicos, era habitada pela Civilização Cicládica e tinha um formato circular, antes de ser destruída por uma das maiores erupções vulcânicas da história da humanidade, há aproximadamente 3.500 anos. Considera-se que foi a mesma erupção que provocou o maremoto que devastou a cidade antiga de Knossos, pertencente a Civilização Minoica de Creta. Quanta ação da natureza para gerar aquela beleza natural privilegiada, né?!

Banhada pelo mar Egeu, favorecida pelo pôr do sol com cores quentes e edificações esculpidas no penhasco, Santorini, é do tipo que não passa despercebida e cada vez mais, ganha fãs mundo afora, pessoas que desejam a experiência de ficar naquele cenário idílico, usufruir de todo o luxo e requinte que uma viagem dos sonhos pode oferecer. Sendo assim, selecionamos algumas dicas que vão facilitar o planejamento da sua viagem para a ilha grega que está no ranking dos lugares mais lindos e mais visitados do mundo.

Como chegar

Fica acessível com voo(duração de menos de 40 minutos) partindo de Atenas ou com Highspeed (barco rápido) trajeto de aproximadamente 5 horas saindo do porto do Piraeus. Além de embarcações de ilhas vizinhas, aproximadamente a 2 horas de Mykonos e a 2 horas de Creta (embarque de Heraklion) com Highspeed. Também está na rota dos cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Como se locomover

Para evitar a superlotação dos transportes públicos, uma das melhores formas de conhecê-la é através de um tour privado ou alugando um veículo, visto que, a ilha é relativamente pequena e fica prático para se locomover.

Hospedagem

Com opções para todos os estilos e bolsos, as acomodações com vista para a caldeira, situadas em Oía e Imerovigli, são algumas das mais desejadas e também as mais caras, por propiciarem uma atmosfera romântica e pitoresca, principalmente na hora do pôr do sol.

Caso esteja procurando um bom lugar para ficar e queira algo mais econômico, há duas alternativas: hospedar-se em quartos sem ter a vista para a caldeira, nos quais pode economizar até 75% do valor de uma hospedagem com vista privilegiada ou escolher outras regiões.

O que visitar

Firá: pode ser o seu primeiro destino, se estiver em um navio de cruzeiro. Pois desembarcará no porto velho e subirá através do teleférico, enquanto conseguirá as primeiras impressões da capital, que parece uma obra de arte. Situada no centro da ilha, serve como base ideal para viajantes independentes que priorizam agito e praticidade.

Firostefani: saindo de Firá, em uma caminhada de 20 minutos(dependendo da quantidade de paradas para fotos hahaha), tem a mesma vista privilegiada para a caldeira vulcânica, porém é mais silenciosa.

Imerovigli: não é o lugar mais especulado pelos visitantes curiosos em busca dos melhores ângulos para fotos. Sendo assim, se torna mais reservada e consequentemente super romântica. É um dos pontos mais altos do penhasco, com paisagem espetacular e acomodações que esbajam estilo e requinte.

Imerovigli

Imerovigli

Finikia: ao lado de Oia, tem hotéis luxuosos com vistas panorâmicas e mais privacidade. Pois nem todos os turistas vão até lá.

Oía: considerada o vilarejo mais fotografado da Grécia, parece uma pintura! A emoção de percorrer os becos agitados ou até os mais desertos, igrejas com cúpulas azuis (cenário típico de lá), hotéis e restaurantes com panoramas incríveis, desperta a vontade de não querer perder nenhum detalhe.

As cúpulas azuis mais famosas da Grécia

As cúpulas azuis mais famosas da Grécia

O espetáculo mais esperado e aplaudido é o pôr do sol, famoso mundialmente. Se deseja presenciá-lo, chegue com no mínimo 1 hora de antecedência para garantir um bom lugar no Castelo ou entre as vielas, pois há uma enorme aglomeração de expectadores. A sensação é de que “tudo” pára, esperando por esse momento mágico.

Para uma programação mais tranquila, sugerimos que faça a sua reserva em algum dos restaurantes com localização privilegiada e deixe enfatizado sobre a posição da mesa.

Amoudi: para acrescentar beleza pitoresca, conheça Amoudi, o porto de Oia, que será perfeito para relaxar em um restaurante, enquanto degusta peixes e mariscos, sentindo a brisa do mar, observando o fluxo de turistas e várias embarcações sofisticadas. Você poder chegar em Amoudi através da extensa escadaria de Oia ou utilizando veículo, percurso aproximado de 5 minutos.

Kamari, Perivolos e Perissa: regiões com as praias mais populares, concentrando ampla variedade de bares, restaurantes e hotéis. Ideais para você sair um pouco daquele visual do penhasco e curtir badalação.

Akrotíri: conhecido por causa do sítio arqueológico, da Praia Vermelha e da Praia Branca, proporciona um entardecer indescritível no Farol.

Pyrgos: é um dos lugares mais altos da ilha e panorama que milhares de visitantes e noivos escolhem para ensaio fotográfico. Também possui hotéis novos e sofisticados.

Adegas: se aprecia vinhos, não tenha dúvidas de que estará no lugar certo para fazer degustações mais do que especiais. A produção de Santorini se destaca por conter uvas cultivadas no solo vulcânico, o que deixa um sabor incomparável.

Passeio de barco: estando por mais de um dia em Santorini, indicamos o cruzeiro, oportunidade inédita de navegar pelo Egeu a bordo de um catamarã, avistando Santorini de forma exclusiva. Palea Kameni, praias Branca e Vermelha (Red and White Beach) e Mesa Pigadia, fazem parte do trajeto. Caso queira mergulhar, a equipe orienta e disponibiliza equipamentos. Durante a navegação, servem bebidas e refeições, enquanto uma seleção de músicas embala esse passeio memorável. As saídas ocorrem no período da manhã e tarde, com duração de aproximadamente 5 horas. Preferindo uma alternativa mais econômica, tem a excursão no tradicional barco de madeira, mas não faz exatamente esse mesmo percurso, porém tem a parada para os participantes subirem até a caldeira vulcânica.

Cruzeiro

Navegar assim vai deixar a sua estadia mais sofisticada e relaxante

E então, ficou imaginando qual é a sensação de vivenciar todas essas experiências de pertinho? Podemos lhe garantir que é extraordinária e inesquecível. Quer conhecer Santorini e outros lugares da Grécia através da nossa assessoria? Nos envie uma mensagem, será maravilhoso lhe auxiliarmos.

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »