Skip to main content

Você já parou para pensar no quanto, mesmo nos dias atuais, temos os gregos como referência? Seja na arquitetura, arte, esporte, ciência, filosofia, vocabulário, moda, enfim, há milhares de anos que os éllines (nome original) continuam “causando”. Expressivos desde a beleza natural até as reações, são do tipo que não passam despercebidos. Mas como são os gregos no cotidiano?

Família

Bastante família, do tipo de preservar nos porta-retratos da sala as fotos dos ascendentes, guardar por várias gerações objetos de valores simbólicos. Também consideram que é indispensável ficarem juntos, principalmente nas datas comemorativas da Páscoa e do Natal. Tudo isso, sem falar nas festas de casamentos, motivo célebre para os reencontros. E mesmo com a tendência das famílias modernas – principalmente as que vivem nos centros urbanos – de terem uma quantidade reduzida de filhos, em média dois, quando se reúnem todos os parentes, ainda que com parentescos de graus distantes, a impressão é de que formam única e grande família, de tanta empatia e cordialidade.

Tradicionalismo

Uma forma notória do quanto são clássicos, é na hora da escolha dos nomes dos filhos. Geralmente a nomeação do primogênito é conforme o nome dos avôs paternos, se menino, igual ao do avô e, menina, o mesmo da avó. São raras as exceções que não utilizam esse costume. Sendo assim, é frequente a chance de encontrarmos nomes repetidos e para não confundir, utilizam bastante o sobrenome. Nomeações modernas e americanizadas não são comuns por aqui. Quando falo que me chamo Amanda, já percebem logo que sou estrangeira. Quanto ao sobrenome, costumeiramente utilizam apenas um e de preferência o paterno, determinado junto às certidões do casamento.

Patriotismo

O amor que eles demonstram pelo país é tão intenso que até quem não é grego, vivencia a emoção. Bandeiras penduradas nos carros, em frente das casas ou empresas, é algo que facilmente você encontrará quando estiver passando férias aqui. Para se ter uma noção, do quanto o nacionalismo é estimulado desde cedo, este é o primeiro ano estudantil da minha filha, e lá, eles já compartilham os fatos históricos de forma pedagógica, seja em hinos ou em encenações. Ela não pode ver o mapa do país e logo pergunta de forma orgulhosa: é a nossa Grécia?!

O hábito de frequentar cafeterias

Seja para relaxar, enquanto observa o movimento da rua ou apenas para encontrar os amigos e colocar os assuntos em dia, sempre haverá um grego em uma cafeteria (preferência dos mais jovens) ou Kafeneío (frequentado principalmente por homens mais velhos). Essa que é a programação básica deles, acontece em qualquer horário e dia. E durante o verão, a escolha é pelo café frappé. Essa bebida popular, principalmente entre os mais jovens, é uma junção de café instatâneo, açúcar, água, leite e cubos de gelo. Servido com um copo com água. Já o elliniko café (café grego), é predileto entre as pessoas mais idosas. Feito em um briki (pequeno pote feito de cobre ou bronze), não é coado, tem variação entre doce e puro, sem açúcar.

Fazer refeições fora de casa

Boêmios, apreciadores da gastronomia local e de um bom vinho, faz parte da cultura grega a prática de sair para almoçar ou jantar, ao menos uma vez durante a semana. E como eles fazem para manter esse costume em tempos de crise econômica? Alguns reduzem a quantidade de saídas, enquanto outros intercalam os estilos dos restaurantes, acrescentando opções com pratos mais simples. O intervalo do horário comercial inicia após às 14h (há exceções), sendo assim, costumeiramente, almoçam tarde. Nos finais de semana e feriado, esse horário pode exceder às 15h. Então, ao chegar a frequentar algum restaurante antes das 14h, é bem provável que não encontre muitos moradores e, sim, turistas.

Beleza e estética

Donos de um padrão de beleza referencial e que mexe com o imaginário de muitas pessoas – pois afinal, o conceito de beleza surgiu na Grécia -, é quando encontramos alguns gregos ou algumas gregas, que facilmente entendemos o significado da expressão deus (a) grego (a). Claro que não me refiro ao corpo escultural, e sim aos traços do rosto. Com olhos amendoados – predominantemente castanhos, lábios carnudos, pele clara, bochechas rosadas e cabelos castanhos (perfil da maioria), formam um conjunto harmonicamente expressivo, que faz jus ao estereótipo idealizado. Ressaltando que existem as exceções. (Risos). Homens com o visual de barba mal feita, enquanto as mulheres bem maquiadas, cabelos arrumados ou desarrumados (penteados no estilo delas), de todos os tamanhos e cores, e salto alto em plena manhã, por algumas vezes, tenho a impressão de que estão prontas para qualquer festa ou Happy Hour. Sim, são bastante vaidosas, e uma prova disso é  a quantidade de salões beleza, com clientela de todas as idades.

Então, uma das melhores formas para você conhecer essa diversidade grega, será passando férias aqui ou, quem sabe, morando e dividindo o cotidiano com eles. Não tenha dúvida, de que, em algum momento, identificará várias semelhanças em relação ao nosso jeito brasileiro, uma delas é a animação, nisso, eles são especialistas.

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Texto original publicado no blog Brasileiras Pelo Mundo

Translate »