Skip to main content

Tradicionalistas e festivos, o “grande dia” no estilo grego é, sem dúvidas, uma das ocasiões mais esperadas pelas famílias que, orgulhosamente, se envolvem em cada etapa desse sonho. E para você ter uma ideia do quanto é especial, é comum, ainda enquanto criança, receber como felicitações os votos de que na vida adulta se tenha um bom casamento. Mas como realmente são os preparativos para uma cerimônia religiosa? Essa também era a minha curiosidade até o dia em que precisei aprender na prática, organizando o meu casamento na Grécia e participando de outros, como convidada. Segue uma triagem de alguns procedimentos:

Marcando a data do casamento

Tem certeza de que quer casar? A partir de agora, “esqueça” o termo discrição. Uma nota sobre a cerimônia precisará ser publicada no jornal de maior circulação da cidade, informando os nomes dos noivos, dos pais dos noivos e de onde são, objetivando  assegurar que não existe impedimento para o casal. E após isso, o recorte da publicação precisará ser levado juntamente com outros documentos para os registros da igreja, para agendarem oficialmente.

Escolhendo os padrinhos

Sabe aquele desejo de nomear os parentes para apadrinhar? Normalmente essa função será dada aos amigos como uma oportunidade de criar mais vínculos com outras pessoas.

A decoração da igreja

Tão importante quanto escolher os padrinhos é ter a certeza de que eles realmente conhecem as preferências dos noivos, pois uma das contribuições iniciais e de grande importância para o casal será a ornamentação da igreja, como uma forma de presenteá-los. Em contrapartida, receberão alguns mimos valiosos. Então, provavelmente os noivos conhecerão a decoração apenas no dia do casamento. A organização da recepção após a cerimônia fica por conta do casal, que muitas vezes recebe a festa como um presente dos pais.

Convites

Com atividades bem delegadas, sempre todos os envolvidos possuem afazeres. E a missão de convidar fica para os pais dos noivos e padrinhos. O casal  geralmente faz a entrega apenas para os amigos mais próximos.

Comemorações separadas

Algumas famílias optam por realizar uma festa antes do casamento, na qual o noivo não participa do evento realizado pela família da noiva e ela não participa da festividade dele.

Buquê da noiva

Como se não bastasse o “suspense” pela ornamentação da igreja, há mais uma supresa para a noiva: o buquê. Pois  será escolhido e entregue pelo noivo, somente na hora do casamento.

Vestir e maquiar a noiva

Lembra da cena do Filme Casamento Grego, em que toda a mulherada da família se reúne na casa da noiva (Toula) para os preparativos? É bem autêntica. Os profissionais e parentes se deslocam até a residência em que está a noiva e, após muitas fotos e animação, é de lá que ela sairá arrumada.

Seguindo para a igreja

A cena clássica de ter o carro dos noivos decorado e principalmente o que levará a noiva, também acontece. Apenas eles utilizam toda a empolgação possível para deixar no jeito grego, alegre e notório, fazendo com que todos saibam que haverá um casamento ou que a noiva está passando. Imaginam como? Buzinaço pelas ruas! É assim que seguem durante o percurso para a igreja. Além do carro que leva a noiva, sempre existem outros de amigos e familiares que vão buzinando e anunciando.

E continuando as emoções, hora de encontrar o noivo, receber o buquê, consolidar os votos e colocar a aliança na mão direita, forma como é usada pelos ortodoxos.

Casamento grego por A Grécia do seu jeito

Felicitações

Após o casamento, permanecem na igreja para as felicitações “Να ζήσετε (Na zisete) Vida longa”. Como a maioria dos presentes são quantias em dinheiro, este também é o momento em que alguns convidados entregam os envelopes e os padrinhos distribuem algumas das lembrancinhas, dentre elas: doces com mel e amêndoas.

Recepção

Ao som de músicas tradicionais, rodas de danças típicas, diversificados pratos da culinária local, muitos vinhos e com entusiasmo contagiante, é assim que os noivos, parentes e amigos, festejam esta nova fase.

Casamento grego por A Grécia do seu jeito 1

Desejo que eu tenha descrito bem o quanto celebrar uma união na Grécia é envolvente, grandioso e intenso!

Sonha em ter um casamento no estilo grego, renovar os votos de união ou passar a Lua de Mel na Grécia? Nos envie um email, será maravilhoso lhe auxiliarmos nesse momento único, através das nossas dicas e serviços personalizados!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Texto original publicado no blog Brasileiras Pelo Mundo

Translate »