Skip to main content

Ficar na Grécia durante o Carnaval (“Karnavali” em grego) é uma experiência inusitada. Antes de morar aqui, eu nem imaginava a forma como eles festejavam. Vindo de um país que é mundialmente lembrado por essa data, curiosidade e comparações, nunca faltam. Para a minha surpresa, as festas carnavalescas gregas são super animadas e a inspiração, o sonho de consumo de muitos, é comemorar no Brasil.

Quanto ao período, a Páscoa Ortodoxa nem sempre coincide com a data da Páscoa Católica, então pode haver diferença de alguns dias em relação ao Carnaval brasileiro. Acontecendo no finalzinho do inverno, com temperaturas entre 5°C e 20°C dependendo do lugar, há probabilidade de chuvas, mas nada que desanime e impeça os foliões de colocarem as fantasias e sairem empolgados na avenida.

Os bailes privados iniciam na sexta-feira que antecede a semana carnavalesca. Com agitos durante os próximos dias, é no domingo de Carnaval que ocorrem os grandes desfiles de rua. Vários blocos temáticos, carros alegóricos e algumas músicas brasileiras, agitam os carnavalescos e expectadores de todas as faixas etárias, que superlotam as ruas, calçadas e varandas. Pátras, no Peloponeso, promove a celebração mais popular do país e uma das maiores da Europa. Outra opção famosa é no Rethymno, que atrai milhares de visitantes, para prestigiar o principal Carnaval da ilha de Creta.

O carnaval no Rethymno tem vários blocos temáticos

O Carnaval na Grécia é aproveitado com animação e segurança

O primeiro dia da Quaresma para a Igreja Ortodoxa, é a segunda-feira após a festividade e tradicionalmente é marcado por encontros de familiares e amigos, que se reunem em um clima mais tranquilo, para praticar atividades ao ar livre, soltar pipa (papagaio) e degustar de pratos exclusivos da Quaresma.

E aí, já pensando em visitar a Grécia no próximo Carnaval e conhecer toda essa cultura de um jeito mais animado? Estou contando os dias para compartilhar com vocês as fotos da edição deste ano e ouvir algumas músicas brasileiras por lá. Um dos momentos que eu mais adoro!

Fotos e texto: A Grécia do seu jeito

Translate »