Skip to main content

Não é novidade que quando o assunto é selecionar os lugares para uma viagem pela Grécia, a vontade é de combinar o máximo possível de opções, concorda? Afinal, os destinos são tão fascinantes que despertam o interesse de aproveitar bastante e sem perca de tempo. Pensando nisso, elegemos Atenas, Mykonos, Santorini e Creta como uma programação que tem tudo. Opção de viagem cultural, cosmopolita e locais bem conectados.

Atenas uma das mais antigas cidades do mundo, oferece muito além da sensação de uma aula de história ao ar livre. Se por um lado tem os monumentos milenares que influenciaram a arquitetura ocidental, por outro tem os aspectos contemporâneos de uma moderna capital europeia.

A arquitetura clássica do Templo de Hefesto contrastando com a atualidade de Atenas

A arquitetura clássica do Templo de Hefesto contrastando com a atualidade de Atenas

Mykonos, é sem dúvida, a mais cosmopolita das ilhas gregas. Conhecida pelos sedutores becos sinuosos com construções caiadas de branco, a icônica Little Venice, o glamour da rede hoteleira, a luxuosa frota de iates ancorados nas águas azuis e cristalinas do Egeu, beach clubs que promovem algumas das festas mais badaladas do verão europeu, popularidade com a comunidade LGBT e por ser a eleita para as férias de celebridades nacionais e internacionais. Um verdadeiro destino “Jet Set”, cujo o sucesso vem desde a década de 60. Ufa! Conseguiu imaginar a vibe dessa ilha emblemática?

Little Venice

Little Venice

Santorini é um destino romântico por excelência. Lá, tudo conspira para um cenário com  beleza idílica. A combinação do estilo minimalista e elegante das construções esculpidas no penhasco, as cúpulas azuis das igrejas ortodoxas contrastando com o mar cintilante e as cores quentes do entardecer. Se você aprecia vinhos, tem mais um motivo para brindar à vida em Santorini, a produção é feita com uvas cultivadas no solo vulcânico da ilha. Outra experiência marcante é o passeio de barco ao redor da caldeira vulcânica, com parada nas fontes termais, naturalmente aquecidas. Já que não dá para ficar na Grécia sem aumentar a bagagem cultural, vale conhecer o sítio arqueológico de Akrotiri, com ruínas de uma cidade da época do Bronze, o único, além de Creta, com influência e artefatos minoicos.

Santorini

Dessas junções perfeitas que causam suspiros

Creta, a ilha das lendas e tradições, a maior da Grécia, tem cidades históricas e charmosas, cultura, mitologia, praias e montanhas que ficam lado a lado, ampla rede hoteleira e claro, os vinhos e a fama da culinária local baseada em produtos frescos e azeite, todos cultivados na terra de Zeus. Sim, conforme a mitologia, Creta é o lugar onde Zeus nasceu e cresceu, até ficar poderoso e se tornar o deus dos deuses. Berço da civilização minoica, que ficou famosa pelos avanços para a sua época, a primeira ocidental. Quem não ouviu falar sobre o rei Minos, o labirinto e o Minotauro?

Porto veneziano de Heraklion

Porto veneziano de Heraklion

Alguma dúvida de que esse quarteto vai fazer a diferença nos seus dias? Agora que idealizou a vastidão de experiências que esses locais proporcionam, vamos destacar outra qualidade para você apostar nessa junção, a logística entre eles. Pois quando o assunto é tempo nos deslocamentos, mesmo estando de férias, é cansativo despender várias horas de espera nos portos e aeroportos e durante os trajetos, não é mesmo?

Fora que existe toda uma expectativa para chegar logo. Sendo assim, para otimizar, o trecho de Atenas para Mykonos pode ser feito com voo de aproximadamente 40 minutos ou utilizando ferry rápido em 2 horas e 40 minutos. Já entre as ilhas mencionadas, cada percurso demora cerca de 2 horas. E no retorno de Creta(aeroportos de Heraklion, Chania ou Sitía) até Atenas a duração do voo é de 40 minutos.

E aí, conseguimos lhe convencer sobre o quanto essa programação é altamente recomendável?  Desejamos que sim! Ressaltamos que é interessante dedicar no mínimo duas noites em cada lugar. Exceto em Creta que indicamos pelo menos três noites.

Planeje a sua viagem conosco e conheça a Grécia conforme o seu estilo. Veja mais sobre os nossos passeios, excursões e pacotes turísticos aqui.

Texto e Fotos: A Grécia do seu jeito 

Translate »