A Grécia do seu jeito

Creta

Se optar por conhecer a ilha de Creta (Kríti), você irá para a maior das ilhas gregas, em área e população, com aproximadamente 623 mil habitantes. Além de encontrar ampla variedade de praias, museus, muitas igrejas e mosteiros seculares, conhecerá Knossos, o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze de Creta, e as ruínas de Phaistos, uma cidade antiga, que foi habitada desde cerca de 7.000 a.C.

Foi em Creta que habitou a primeira civilização da Europa, a Civilização Minoica, com registros em 2.700 a.C. E também foi nela, que viveu Zeus, o deus dos deuses, na mitologia grega.

Creta está dividida entre Norte e Sul, Leste e Oeste, ambas com estilo único. O Norte é o mais populoso, com 90% dos habitantes da ilha, reunindo as maiores e mais modernas cidades. Enquanto o Sul, é bastante secular, dividido em pequenos vilarejos, paisagens mais raras, com praias maravilhosas e bem preservadas. No Oeste é super turístico e o Leste apesar de turístico, tem a economia baseada principalmente na agricultura.

Em Creta você encontrará de tudo um pouco, devido a extensão da ilha, o antigo e o moderno ficam lado a lado ou apenas separados por algumas ruas, no caso de cidades que se desenvolveram, mas que ainda preservam casarões e monumentos seculares, muitos dos quais são da época em que foi colônia da República de Veneza.

As maiores cidades da ilha são: Heraklion, Chania, Rethymno, Ágios Nikólaos, Ierapetra e Sitía.

Como chegar

O Aeroporto Internacional Nikos Kazantzakis, de Heraklion e o Aeroporto Internacional Ioannis Daskalogiannis, de Chania, realizam voos durante todo o ano, com destaque nos meses do verão, de Junho até Setembro.

O aeroporto de Heraklion, é o segundo maior da Grécia e recebe mais de 43.000 voos, no qual desembarcam cerca de 5,7 milhões de passageiros por ano. Já em Sitía, o aeroporto realiza apenas voos domésticos.

Os maiores portos estão em Heraklion (um dos mais importantes no mediterrâneo) e Souda (próximo a Chania). Ambos interligam Creta ao Pireus e com a maioria das ilhas, recebendo muitos navios de cruzeiros. Além dos portos citados, existem outros no Rethymno, Ágios Nikólaos, Sitía e alguns menores no Sul de Creta.

Hospedagem

Com ampla rede hoteleira, a diversidade vai desde os hotéis luxuosos, com vista para o mar e quartos com piscinas exclusivas, casas de vila, situadas nas montanhas ou próximas aos centros urbanos e simples acomodações que podem ser pequenos hotéis e pousadas.

Fotos e Texto: A Grécia do seu jeito