Fasolákia laderá (Φασολάκια λαδερά)

Esse prato é a junção do feijão verde cozido com tomate, cebola, batatas, abobrinha e azeite. Por falar em azeite, há bastante nesta receita. Por isso o termo “laderá”. Mas mesmo assim, fica uma combinação  básica, leve e saudável. Pode ser realizada com feijões frescos ou congelados. Costumo utilizar ambos. Hoje optei pelos frescos, para ficar mais original.

Pão e queijo feta são dois acompanhamentos que combinam bastante com a leveza desse prato

Pão e queijo feta são dois acompanhamentos que fazem sucesso com a leveza desse prato

Ingredientes

  • 100 ml de azeite de oliva
  • 200 ml de água 
  • 4 tomates médios ralados
  • 3 batatas médias descascadas e cortadas em fatias médias
  • 3 abobrinhas cortadas em fatias grossas
  • 1 kg de feijão fresco
  • 1 colher (chá) açúcar cristalino
  • 1 cebola grande cortada em cubos
  • Salsinha
  • Coentro (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Para limpar o feijão fresco: corte as bordas e os fios nas laterais. Lave em água corrente e escorra.

Opção 1 – Cozinhar na panela de pressão

Em uma panela de pressão, coloque os ingredientes na seguinte ordem: azeite, cebola, açúcar, feijão, salsinha, batatas, sal, tomate, abobrinha, tomate, salsinha e água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Αpós pegar pressão (começar a chiar), abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere o vapor da panela sair por conta própria.

Início do preparo da base

Finalizando as camadas de ingredientes

Finalização das camadas de ingredientes

Destampe e pegue cuidadosamente apenas as abobrinhas. Em seguida, retire o restante e transfira para uma tigela. Acrescente a abobrinha e estará pronto para servir.

Opção 2 – Cozinhar em uma panela comum

Em uma panela com fundo grosso aqueça duas colheres de azeite, refogue a cebola, acrescente o açúcar. Misture tudo. Insira as batatas e as abobrinhas. Misture por 2-3 minutos. Coloque o tomate e a água (prefira água quente). Espere uns 2 minutinhos e acrescente o feijão. Tampe e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 45 minutos, até que fique macio.

Obs: após a incluir todos os ingredientes, evite ficar mexendo frequentemente para não tirar a consistência.

Em seguida, salpique salsinha, sal e pimenta a gosto. *Caso queira incluir mais temperos, pode utilizar coentro. Depois, regue com o restante do azeite. Misture tudo e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue e estará pronto para ser servido.

E aí, anotou os ingredientes para testar os seus dotes culinários? 🙂

Serve 6 pessoas

Já estamos curiosos para saber como foi a sua experiência de cozinhar esse prato tão a cara do verão grego. Na próxima sexta-feira, teremos a última receitinha. Até lá :). Abraços e bom apetite (kali orexi).

 

 

Translate »