Salada Grega (Elliniki ou Horiatiki salata)

Para a nossa terceira sugestão de receitas da culinária grega, escolhi um prato que é harmonioso, colorido, saboroso e a cara do verão na Grécia. Conhecidíssimo, dificilmente você irá a um restaurante grego ou fará refeição na casa de amigos gregos sem ter essa salada.

Simples no preparo e bastante versátil. O segredo está no queijo Feta, no azeite de oliva extra virgem e nas azeitonas. Muitas pessoas costumam falar que os tomates gregos possuem um sabor único. Contudo, enquanto você não chega aqui na Grécia para degustar essa iguaria com produtos produzidos em solo grego, desejo que encontre todos os ingredientes e tenha uma noção dessa delícia, na sua casa.

Elliniki salata (salada grega)

A tão apetitosa Elliniki salata (salada grega)

Ingredientes

  • 3 tomates maduros cortados em fatias médias
  • 2 pepinos descascados e cortados em rodelas
  • 1 pimentão verde em rodelas
  • 1 pimentão vermelho em rodelas
  • 1 cebola roxa média cortada rodela

     Ps: não encontrei cebola roxa e utilizei a branca

  • Azeite a gosto
  • Azeitonas pretas(se possível, da variedade ”kalamon”) a gosto
  • 200 g de queijo Feta
  • 1 pitada de orégano
  • Sal a gosto

Obs: utilizei 1 paximadi (pão bastante duro, típico de Creta, feito com centeio, cevada ou trigo). Você pode substituir por um pão duro da sua preferência. O de cevada tem ótimo resultado para essa receita. Esse uso é opcional.

Ingredientes da salada grega

Ingredientes da salada

Modo de preparo

Destaco que algumas pessoas preferem fazer com os tomates sem pele e sem sementes e o pepino com casca. Neste caso, precisa lavar muitíssimo bem os pepinos.

Em uma tigela, coloque o pão duro (pouco umedecido com água) na base. Depois, siga essa ordem de camadas: tomate, pepino, pimentão, cebola e azeitona. Tempere com sal e em seguida, acrescente o queijo Feta e salpique o orégano. Para finalizar, na hora de servir, adicione azeite a gosto.

Composição da salada grega elliniki salata

Composição da salada grega (elliniki salata) antes da finalização

Obs: Se você tiver tempo suficiente, pode cobrir com plástico filme e deixar na geladeira por 30 minutos. A combinação pega mais sabor. Lembrando que o azeite é colocado na hora de servir.

E aí, anotou os ingredientes para testar os seus dotes culinários? 🙂

Já estamos curiosos para saber como está sendo a experiência de cozinhar pratos da culinária grega. Na próxima sexta-feira, teremos outra receitinha. Até lá :). Abraços e bom apetite (kali orexi).

 

Translate »