Você já desejou preparar algum prato clássico da culinária grega, mas teve indecisão diante de tantas opções? Agora chegou a vez de anotar uma listinha com cinco das principais receitas e que possuem ingredientes de fácil acesso. Para iniciar essa sequência, escolhi o Pastítsio, uma iguaria que costuma agradar gregos e troianos.

Confira o passo a passo para você preparar o seu e ter um gostinho da culinária grega na sua casa:

 Ingredientes do molho de carne moída (Kimá)

1 kg de carne moída (passar apenas uma vez no moedor)

500 g de macarão Penne

100 ml de azeite de oliva

100 ml de vinho branco

150 ml de água

400 g de polpa de tomate

1 colher (chá) açúcar cristalino

2 cebolas médias em cubos

1 dente de alho picado

1 canela em pau

3 cravos- da-índia

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Deixe até dourar. Acrescente a carne moída e o sal. Refogue até perder o tom rosado. Despeje o vinho e deixe evaporar completamente. Adicione o molho de tomate, o açúcar, a canela e os cravos. É importante refogar bem toda essa junção de ingredientes. Acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos.

Obs: É bom deixar um pouco de molho para dar mais gosto ao macarrão na hora da montagem do pastítsio.

Quando a carne estiver cozida, retire a canela e os cravos.

Obs: há quem prefira substituir os cravos por uma folha de louro. É opcional.

Para o creme bechamel

1 ¼ l de leite gelado

30 ml de água

500 g de queijo Parmigiano ralado

2 colheres (sopa) de manteiga

8 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

1 noz-moscada ralada

Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, dissolva a farinha de trigo em meio litro de leite e 30 ml de água. Passe o molho em uma peneira para não ficar empelotado. Em seguida,  acrescente a manteiga, leite, noz-moscada e sal a gosto. Após misturá-los, leve ao fogo baixo. Mexa bastante até ficar cremoso. Assim que começar a ferver, tire do fogo e acrescente 200 g de queijo Parmigiano.

Para o macarrão

500 g de macarão Penne

Sal a gosto

Em uma panela, ferva a água ( 5 litros) e acrescente sal. Coloque o macarrão. Deixe cozinhar até que fique ‘al dente’(sem estar muito cozido), pois ainda vai ao forno.

Tire do fogo e escorra a água. Ressalto que é bom deixar um pouquinho de água para utilizar na hora de levar ao refratário. Outra opção é escorrer toda a água e colocar uma colher de manteiga no macarrão.

 Montagem

Em um refratário, coloque uma camada de macarrão. Depois, despeje um pouco de bechamel. Preencha outra camada com o molho de carne moída. Em seguida, com macarrão. Polvilhe queijo e cubra com o restante do molho bechamel. Salpique queijo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 180°C. Vai gratinar por aproximadamente 35-40 minutos.

Montagem das camadas, antes da finalização com o bechamel

Montagem das camadas, antes da finalização com o bechamel

Não resta dúvida do quanto é delicioso saborear um pastítsio bem quente. Mas para melhorar a estética na hora de servir, deixe esfriar por 30 minutos.

Pastítsio pronto para ser servido

O pastítsio pronto para ser servido

Rende de 8 até 10 porções.

E aí, anotou os ingredientes para testar os seus dotes culinários na versão grega? 🙂

Já estamos curiosos para saber como foi essa experiência. Na próxima sexta-feira, teremos outra receitinha. Até lá :). Abraços e bom apetite (kali orexi).

Translate »